Rural

Produtores comemoram boa safra de cebola

As condições climáticas do mês de novembro favoreceram a cultura e a qualidade do produto cultivado em São José do Norte

Divulgação -

No município de São José do Norte, a safra de cebolas crioulas, como são chamadas as que se caracterizam por um ciclo médio de desenvolvimento, surpreendeu positivamente as milhares de famílias que têm na cultura a principal atividade econômica. Em contraponto à safra de ciclo curto que ocorreu em outubro e esteve abaixo das expectativas dos produtores, a safra atual apresentou excelente produtividade, chegando a ser, segundo análise feita pela Emater/RS-Ascar, de 50 toneladas por hectare em algumas propriedades rurais do município.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Luciano Ossanes, explica que os bons resultados devem-se principalmente às condições climáticas, uma vez que a pouca incidência de chuva no mês de novembro foi favorável para o desenvolvimento da cultura, então em estágio de bulbificação. Ossanes também destaca como fatores importantes a aplicação por parte dos produtores de boas práticas de agricultura e o acesso este ano de mais de 400 famílias a projetos de crédito de agentes financeiros - o que possibilitou a compra de insumos e investimento em estruturas adequadas.

Para Elson Martins da Silva, que cultiva cebola há mais de 30 anos em São José do Norte, o momento é de otimismo em relação aos preços da produção no mercado, fator que até então tem preocupado os produtores do município nos últimos anos. Silva afirma ter observado melhora considerável na qualidade dos bulbos, que apresentaram cascas mais resistentes.

Além da boa safra, o produtor destaca a inclusão da cebola na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec), que ocorrerá a partir do ano que vem, como outro fator que deverá beneficiar os agricultores locais. Com a medida, a taxação sobre a produção europeia, que atualmente é a maior concorrente da nacional, será de 25% a partir de janeiro de 2018, de 15% em 2019 e de 15% em 2021.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tempo bom, mas com poucas possibilidade de banho Anterior

Tempo bom, mas com poucas possibilidade de banho

Saindo do atoleiro, mas ainda patinando Próximo

Saindo do atoleiro, mas ainda patinando

Deixe seu comentário